O secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, produtores de cacau e chocolateiros da Bahia, seguem, nesta terça-feira, (18), para a França, para preparar a chegada do governador Jaques Wagner ao ‘Salon du Chocolat’ de Paris, evento internacional que no próximo ano será realizado na Bahia, na primeira semana de julho.

A participação do estado “será um momento histórico, quando estaremos promovendo eventos para divulgar e convidar os maiores chocolateiros do mundo para participar da primeira versão do ‘Salon’ num país produtor”, disse o secretário.

A Bahia terá um estande com 80m², ao lado do palco principal, onde vai reunir os produtores e chocolateiros da Bahia. Eles vão demonstrar que o estado que tem o melhor cacau, premiado em concurso do ‘Salon’, no ano passado, pode produzir também o melhor chocolate do mundo. O estande terá uma área para exposição e comercialização do chocolate produzido no estado.

Coordenado pela Associação dos Produtores de Cacau (APC) e Instituto Cabruca, em parceria com o governo da Bahia, através das Secretarias da Agricultura, de Turismo e de Desenvolvimento e Integração Regional, além da Ceplac e Ministério da Agricultura, o estande terá a participação de mais de dez marcas de chocolates finos da Bahia, além da presença de fazendas produtoras de cacau, cooperativas diversas, projetos de agricultores familiares, e rodadas de negócios.

De acordo com Henrique Almeida, presidente da APC, a participação da Bahia é uma grande oportunidade de promover a qualidade do cacau produzido no Estado num dos maiores eventos de chocolate do mundo, demonstrando ao mercado internacional que o Brasil e a Bahia estão avançando na organização para a produção de cacau fino, com a indicação geográfica e do padrão de qualidade para o cacau baiano.

Bahia no circuito internacional do chocolate

Promovido em Paris, Nova York, Tóquio, Pequim, Moscou e Xangai, o ‘Salon du Chocolat’ vai acontecer pela primeira vez na Bahia, atraindo os maiores produtores de cacau e fabricantes de chocolates do mundo. O evento será realizado em julho de 2012, mas o planejamento e a estrutura do evento já estão sendo discutidos há dois meses.

O diretor de Desenvolvimento Internacional do ‘Salon du Chocolat’, Genaro Bardy, esteve em Salvador, participando da primeira reunião, e considerou a Bahia preparada para receber o evento. “O Brasil é o país berço do cacau. A Bahia e a Pará são os principais estados nesta produção. Os brasileiros gostam de comer chocolate, por isso, nada melhor que promover o evento aqui. Há também o interesse do governo baiano em realizar a ação, dando todo suporte necessário”, afirmou Bardy.

A idéia de realizar o evento na Bahia surgiu em 2009, quando o governador Jaques Wagner participou do Salon du Chocolat, em Paris. Em 2010, o estado assinou, na capital francesa, o termo de compromisso com a direção do evento internacional. Neste mesmo ano, o cacau baiano produzido na Fazenda São Pedro, em Ilhéus, foi considerado o melhor do mundo, na categoria Cacau Chocolate, durante o Concurso Internacional de Amêndoas de Cacau, em Paris.