Uma nova planta da Unigel foi inaugurada nesta sexta-feira (14), em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador. O investimento de R$ 45 milhões gera 50 empregos diretos e tem capacidade para compactação de 100 mil toneladas/ano de sulfato de amônio, produto exclusivo na América Latina que vai compor a produção de fertilizantes utilizados em larga escala no agronegócio, principalmente, do oeste da Bahia.

Presente à cerimônia de inauguração, o governador Jaques Wagner destacou a importância da empresa para o estado e disse que assistiu, em uma feira de agricultura no oeste baiano, a demonstrações das vantagens de se utilizar o sulfato de amônio encapsulado, o que vai agregar valor à região onde estão sendo batidos recordes.

“O oeste da Bahia teve a maior produtividade mundial de soja, milho e algodão e, daqui a dez anos, será a maior bacia leiteira do mundo, na região de Jaborandi, com os neozelandezes. Já temos animais com produtividade maior que os da Nova Zelândia, em função do microclima da região”. afirmou.

Fertilização

O presidente da Unigel, Henri Armand, explicou que a compactação do sulfato de amônio permite que o produto seja utilizado com muito mais facilidade e também que sejam introduzidos micronutrientes que ajudam na fertilização. “O sulfato de amônio fixa o nitrogênio, um dos três ingredientes principais da fertilização, junto com o potássio e o fósforo. Isso é uma boa contribuição para a agricultura local, principalmente a do oeste baiano, que está crescendo muito, e é um grande consumidor nosso”.

Para Armand, vale a pena investir na Bahia e em Candeias. “A região é ótima, uma comunidade muito propícia para mão de obra. Estamos perto do Polo Industrial de Camaçari, podemos receber matéria prima de lá, estamos muito satisfeitos". Segundo ele, o Governo do Estado tem sido muito receptivo às demandas da indústria, por exemplo, no que diz respeito ao Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e à facilitação de outros incentivos.

Ciência, Tecnologia e Inovação agregam valor à indústria baiana

A Unigel está montando um centro de pesquisa em Candeias e é um dos maiores grupos empresariais brasileiros, com atuação nos segmentos de acrílicos, estirênicos, embalagens e fertilizantes. A empresa possui 12 plantas estrategicamente localizadas no Brasil e no México e atende a diversas indústrias, tais como a automobilística, têxtil, de construção civil, de embalagens, agrícola, de mineração e de eletroeletrônicos.

“A parceria com a Unigel tem um ponto que me agrada muito, que é o centro de pesquisas que a empresa está implantando. Ciência, tecnologia e inovação são fundamentais para o desenvolvimento de polos industriais. Nesse sentido, em breve estaremos inaugurando também o nosso Parque Tecnológico”, afirmou o governador Jaques Wagner. Ele disse que o governo está estudando, inclusive, a possibilidade da expansão do centro de desenvolvimento tecnológico da Cetrel.

O governador lembrou que, no centro de pesquisa da Ford em Camaçari, um dos cinco que a empresa mantém no mundo, trabalham mais de mil engenheiros. “O próximo carro mundial da Ford foi desenvolvido aqui, na planta de Camaçari. Isso agrega valor à nossa terra e à mão de obra baiana. Trazer o pensamento, o desenvolvimento, a tecnologia e o saber é fundamental para uma região como a de Camaçari, onde está o maior Polo Industrial Integrado da América Latina”.

Educação

Após a inauguração da nova planta, foi celebrada, com a parceria da Unigel, a ampliação do Centro de Educação Gisella Tygel, que passará a atender 250 crianças a mais na região, totalizando 500 estudantes de 2 a 11 anos. Para o secretário estadual da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, com esta ação a empresa contribui para melhorar a qualidade de vida no seu entorno.

“Melhora também a relação com a comunidade e contribui com uma tarefa de todos nós, que é educar as crianças e as pessoas”, disse o secretário. A diretora da escola, Adeilza Costa, disse que a parceria com a Unigel é fundamental. “Toda a estrutura foi montada pela empresa, laboratórios de informática e de ciência, capoeira, campo de futebol. É uma educação diferenciada”.

Publicada às 9h30
Atualizada às 15h55