Com a realização das conferências de Jequié, Território do Médio Rio de Contas e de Cruz das Almas, Recôncavo, a Coordenação Estadual de Juventude chega à marca de 12 territoriais já feitas até agora, num universo de 26 Territórios de Identidade em todo o estado. Jequié recebeu inscrições de mais de 100 jovens de 10 municípios, dos 16 que compõem o Médio Rio de Contas, e elegeu 41 delegados à Conferência Estadual.

A caravana da juventude volta ao interior já na quinta-feira (6) para a territorial do Sertão Produtivo no município de Brumado. No dia 7 é a vez da Bacia do Paramirim, município de Macaúbas, dia 8 o Piemonte do Paraguaçu, em Itaberaba e dia 9 Bacia do Jacuípe, em Ipirá e Portal do Sertão, em Feira de Santana. As territoriais acabam no dia 20, na Região Metropolitana de Salvador, cidade de Camaçari.

Tal qual nas diversas territoriais realizadas no final de semana, Jequié absorveu uma juventude empolgada em discutir, nos Grupos de Trabalho, os dez eixos temáticos que compõem o debate em torno das prioridades de cada território. Além de educação, segurança e trabalho, Jequié discutiu também questões GLBT, meio ambiente e lazer, entre outros pontos.

Realizada no Colégio Modelo de Jequié, o evento começou por volta das 10h com a formação da mesa de abertura, composta por Sidnei Argolo, da Comissão Executiva Estadual (COE), Joilson Sampaio, representante do deputado Euclides Fernandes (PDT), Rita Rodrigues, representante do Colegiado Territorial do Médio Rio de Contas, Eduardo Lopes, vice-prefeito de Jequié, além do secretário de Relações Institucionais, Cezar Lisboa.

O secretário destacou que as priorizações decididas nas territoriais vão aperfeiçoar o Plano Estadual de Juventude, em tramitação na Assembleia como projeto de lei. "O resultado da lei é o resultado da ação de vocês próprios. Vocês estão legislando para seus municípios, territórios e para o estado", acrescentou Cezar Lisboa ao pedir empenho na construção também da política nacional de Juventude.

Convocada por Decretos de 30 de novembro de 2010 e de 7 de junho de 2011, a Conferência Estadual tem por objetivo geral contribuir para a construção e o fortalecimento das políticas públicas estadual e nacional para a juventude. Ela está prevista para acontecer de 28 a 30 de outubro na Escola Parque, em Salvador.