Centenas de jovens participaram nesta quinta-feira (13), na cidade de Paulo Afonso, da Etapa Territorial de Itaparica, que integra a II Conferência Estadual de Juventude. O evento reuniu, nas dependências da Escola Modelo, representações de sete cidades do território. Participaram também jovens observadores, representações comunitárias e da classe política, além de educadores e lideranças de organizações não governamentais.

A juventude elegeu como prioridades para serem levadas à conferência estadual, que será realizada no final deste mês em Salvador, temas como Engajamento e Organização Juvenil e do Reconhecimento à Diversidade – indígena e rural. Foram também eleitos 19 delegados à Estadual e um à Conferência Nacional, marcada para dezembro, em Brasília.

Os grupos de trabalho foram divididos por eixos e diretrizes. A técnica em enfermagem Tamires Laiane, 22 anos, era das mais motivadas. Eleita delegada, disse que vai lutar para criar oportunidades para fixar a juventude em Glória, sua cidade natal, da mesma forma que sua colega Janaína Lícia, de 19 anos, formada em técnica em Farmácia, e eleita suplente para a Conferência Estadual.

Um dos organizadores, Maciel Pereira, se disse orgulhoso por participar do processo e destacou que o Plano Estadual de Juventude, em tramitação na Assembleia Legislativa, será um marco histórico.

O coordenador Estadual de Juventude, Vladimir Pinheiro, disse ser gratificante participar desse processo de construção da história. "Estamos consolidando a democracia nesses momentos. Não precisamos mais estar escondidos para debater política. Estamos em espaços oficiais. Assim é que se faz a democracia e não somente em anos eleitorais".