A Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), realiza entre quarta e sexta-feira (26 a 28), no município de Morro do Chapéu, a 386 quilômetros de Salvador, três audiências públicas para a apresentação dos estudos que definem a nova área da unidade de conservação do Parque Estadual Morro do Chapéu.

Durante os encontros, a empresa Estrutural Consultoria, licitada pelo Governo do Estado, apresentará à sociedade os dados e a nova proposta de delimitação da poligonal do parque, determinada em estudos socioeconômicos, de conservação, biodiversidade, uso e ocupação do solo, entre outros aspectos.

Para a diretora de Unidades de Conservação do Inema, Jeanne Sofia, as pesquisas realizadas indicam para uma nova demarcação, a fim de assegurar a proteção de sítios arqueológicos, da vegetação, espécies de animais raras e ameaçadas de extinção, além de formações geológicas.

Segundo ela, existem áreas com características raras, a exemplo de rochas com pinturas rupestres, que não estavam contempladas. “Faremos as audiências com a participação efetiva das comunidades locais, que vão contribuir para implantação e gestão do parque, respeitando e valorizando a realidade cultural, social e econômica da região.

O Parque Estadual do Morro do Chapéu, criado em 1998, está inserido em uma região de elevada riqueza natural e turística da Chapada Diamantina, com vegetação predominante do bioma Caatinga. Devido à necessidade de preservar os recursos naturais da região de ações predatórias (desmatamento, queimadas, retirada ilegal de areia e a caça predatória), o Governo da Bahia determinou pelo Decreto nº 12.810, de 19 de abril de 2011, a realização de estudos técnicos ambientais para uma nova poligonal do parque.

Os objetivos do parque são assegurar a proteção de inúmeras espécies de animais raras e ameaçadas de extinção, preservar a vegetação característica, campo rupestre e um ecótono cerrado/caatinga, e também proteger os sítios arqueológicos existentes na área.

Dia 26 (quarta-feira) – Auditório da Sociedade Filarmônica Minerva, às 8h30
Dia 27 (quinta-feira) – Escola Municipal do Tareco, às 8h30