O Governo da Bahia está apresentando o Relatório de Impacto Ambiental e o Estudo de Impacto Ambiental do Porto Sul em cidades localizadas na área de influência do projeto, que terá investimentos de cerca de R$ 2,4 bilhões e inclui a construção de um porto público, um porto privado da Bahia Mineração e uma Zona de Apoio Logístico.

Além de Itabuna e Ilhéus, as duas principais cidades do sul da Bahia, estão acontecendo encontros em Itacaré, Uruçuca, Itajuípe, Coaraci e Barro Preto, com a participação de técnicos e assessores das secretarias estaduais de Desenvolvimento Urbano (Sedur), de Relações Institucionais (Serin) e da Casa Civil.

Em Itacaré, a reunião foi realizada na Câmara de Vereadores e contou com a presença de secretários municipais, sindicalistas, hoteleiros, produtores rurais, pescadores e ambientalistas, que fizeram questionamentos e sugestões.

“O Porto Sul vai trazer desenvolvimento para toda a região, porque atrairá novos empreendimentos”, disse o prefeito de Itacaré, Antonio de Anizio.

O vereador Antonio Carlos Santos Matos ressaltou a necessidade de “uma região que atravessa uma grave crise ter uma obra como o Porto Sul para gerar empregos e aquecer a economia”.

O presidente da Cooperativa de Pesca de Itacaré, Green Farias, afirmou que o Porto Sul mudará os rumos da região, “desde que dê a necessária atenção à questão ambiental”.

O secretário de Meio Ambiente do município, Paulo Baracho, destacou o fato de o governo “agir com transparência, ouvindo a população e tendo a preocupação de minimizar os impactos ambientais”.

Uruçuca

no município de Uruçuca, aproximadamente 400 pessoas participaram da reunião realizada no Centro de Cultura Água Preta, que também recebeu moradores do distrito de Serra Grande. O município, que dependeu exclusivamente da cultura de cacau e também sofreu com os impactos provocados pela vassoura-de-bruxa, vê no Porto Sul uma oportunidade de geração de empregos e reaquecimento da economia, hoje focada no setor rural e no comércio.

“Trata-se de um projeto que trará impactos positivos em toda a região, pois junto com o Porto Sul virão outros empreendimentos”, disse o prefeito Moacyr Leite. Ele aposta em programas de qualificação para a população local ser beneficiada com novos empregos.

“O Porto Sul representa desenvolvimento para a nossa cidade, que sofreu muito com a crise do cacau. Para os jovens, será uma grande oportunidade de acesso ao mercado de trabalho”, afirmou a estudante Maria Bartira Sena Gomes.

Para a diretora do Colégio Estadual Carneiro Ribeiro, Sônia Valéria Barbosa, “o Porto Sul abre as portas da região para o futuro, com novas possibilidades de investimentos, trazendo grandes benefícios econômicos e sociais”.

No dia 29 deste mês, a partir das 14h, acontece a audiência pública do Porto Sul, promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Centro de Convenções de Ilhéus.