Um projeto de lei para dar continuidade às obras da Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol) foi encaminhado pelo Governo do Estado nesta terça-feira (11) à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). Na mensagem de nº 34/2011 é solicitada ao Poder Legislativo a autorização para alienar uma área de terra com 5,56 hectares de propriedade do Estado da Bahia, no município de Jequié, em favor da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A.

A decisão tem o intuito de desbloquear as obras que foram momentaneamente interrompidas porque o traçado avança em direção à área referida, que é de domínio público estadual. No documento, o governador Jaques Wagner pede celeridade na aprovação, pois a construção da Fiol irá potencializar o transporte de cargas, gerar empregos e dinamizar o crescimento da economia baiana.

A obra faz parte do projeto do Complexo Intermodal Porto Sul, que prevê a construção de um porto no município de Ilhéus, facilitando, desta forma, o escoamento da produção da Bahia e outros estados do Nordeste e do Centro-Oeste.