A Bahia Pesca, empresa da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), promoveu no sábado (22) um ato de entrega da Estação de Piscicultura Caiçara 2, localizada em Vila Matias, no município de Paulo Afonso. As obras foram realizadas através de convênio entre o governo federal e o governo estadual, no valor de R$ 876 mil.

A estação tem 100 mil metros quadrados de lâmina d’água, 15 viveiros, escritório e estruturas de apoio técnico para a produção de alevinos. Ela vai dar suporte aos seis municípios baianos do Território de Identidade de Itaparica: Paulo Afonso, Glória, Chorrochó, Abaré, Macururé e Rodelas.

Por causa do clima e da qualidade da água, a região é o principal polo de piscicultura do estado e um dos maiores do Brasil, responsável por 85% da produção baiana de peixes cultivados. No ano passado, produziu dez mil toneladas, beneficiando direta e indiretamente cerca de três mil famílias.

Segundo maior produtor de tilápia do Nordeste, Glória tem atraído desde pequenos aquicultores até grandes empresas internacionais, a exemplo do grupo português Pesca Nova, que pretende se instalar no município.

Apesar da significativa produção, a área estava sendo abastecida por outras regiões baianas e de outros estados. Com essa iniciativa, a Bahia Pesca pretende atingir uma produção anual de 15 milhões de alevinos.

O ato contou com a presença de representantes de entidades ligadas à piscicultura e outras atividades, prefeitos, vereadores, deputado estadual Mário Negromonte Júnior, ministro das Cidades, Mário Negromonte, e do presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, que representou o secretário da Agricultura, Eduardo Salles.

Na solenidade, também foram assinados convênios de cooperação técnica entre a Bahia Pesca/Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Bahia Pesca/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti)/APL de Piscicultura de Paulo Afonso.