Desta sexta-feira a domingo (7 a 9), a massa de ar quente e seco volta a ganhar força, reduzindo as chuvas que vinham ocorrendo nos últimos dias na faixa centro-sul e oeste da Bahia, que contribuíram para a redução da quantidade dos focos de queimadas nessas regiões.

No Recôncavo baiano, incluindo Salvador e região metropolitana, os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico deverão manter o céu parcialmente nublado a claro, com possibilidade de chuvas fracas em áreas isoladas e temperaturas oscilando entre 22°C (mínimas) e 30°C (máximas). As condições de tempo são as mesmas para toda a faixa litorânea, onde as temperaturas variam entre 19°C (mínimas) e 29°C (máximas).

O céu estará ensolarado e com pouca possibilidade de chuvas nas regiões oeste, São Francisco, Chapada Diamantina, norte, nordeste e sudoeste do estado. As temperaturas permanecerão elevadas (35°C), com redução dos índices de umidade do ar, que deverão variar de 15% (na Chapada Diamantina e no norte) a 40% (no oeste e São Francisco). A menor temperatura no estado será de 17°C em Morro do Chapéu e Vitória da Conquista e a máxima, de 35°C, em Barra e Barreiras.

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) alerta sobre os riscos de ocorrência de focos de queimadas principalmente no período da tarde e início da noite. Ainda assim, nas áreas serranas da Chapada Diamantina e do sudoeste são esperadas as menores temperaturas do estado (17°C), podendo ocorrer durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã.

Maré

A altura máxima da maré será em torno das 2h e 14h, com valores oscilando entre 1,6 e 2,2 metros. A mínima deve variar entre 0,3 e 0,6 metro, por volta das 8h e 20h. As ondas deverão ter agitação fraca a moderada, com altura máxima chegando a 1,5 metro.

Índice de Radiação

Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) deverão oscilar de 11 a 13, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estão classificados na categoria ‘Extrema’. Nestas condições é preciso evitar exposição prolongada à radiação solar, principalmente entre 10h e 16h, quando é aconselhado o uso de protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves, evitando danos à saúde.