O projeto ‘Consultório de Rua’ recebeu, nesta quarta-feira (5), no Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas Gey Espinheira (Caps), em Campinas de Pirajá, quatro veículos adaptados para fazer atendimento aos usuários de substâncias psicoativas em Salvador, Lauro de Freiras e Camaçari.

Iniciativa do professor e médico Antônio Nery Filho para atender à população em situação de risco e vulnerabilidade social, principalmente crianças e adolescentes, o projeto tem o apoio das secretarias estaduais da Saúde (Sesab) e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

“A nossa intenção é promover a reinserção destas pessoas na sociedade e levar até onde elas estão atividades que favoreçam o fortalecimento da autoestima, inclusão social e cidadania”, afirmou Nery.

Os veículos foram entregues pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e contam com instrumentos musicais e brinquedos para atividades lúdicas e artísticas como dança e capoeira. Também possuem materiais para a promoção de oficinas de educação em saúde, com a distribuição de preservativos para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

De acordo com a coordenadora do programa, Andréa Leite, a exemplo de um consultório, que oferece uma infraestrutura para trabalho, os novos veículos vão servir de instrumento para o serviço porque possuem gavetas e armários, além de instrumentos médicos e materiais, os quais serão levados de forma adequada para o atendimento na rua.

As equipes, formadas por médico, assistente social, enfermeiras, psicólogo, capoeirista e motorista, promovem visitas aos locais para identificar as áreas de concentração do público-alvo. Elas também fazem ações em prol da saúde, prevenção e redução de riscos e danos consequentes do consumo de substâncias psicoativas entre crianças, adolescentes e jovens de rua.

Somente na capital baiana, de outubro de 2010 a janeiro de 2011, cerca de 650 pessoas foram atendidas na ação do Centro de Estudos e Terapias de Abuso de Drogas (Cetad), e aproximadamente mil de janeiro a agosto deste ano.

Caps 

O Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas Gey Espinheira prioriza as crianças e os adolescentes, mas atende também a população e os familiares dos jovens. As pessoas assistidas na unidade têm oferta pluriterapêutica, que envolve atendimentos individuais, em grupos e oficinas terapêuticas.

A unidade oferece escola, curso profissionalizante, oficinas lúdicas e terapia em grupo. No local estão matriculadas 207 pessoas, sendo que 130 frequentam regularmente. “Cada indivíduo tem seu caso analisado por profissionais de saúde e, após a avaliação, é encaminhado para uma série de atividades e acompanhamentos”, disse o coordenador do centro, João Martins.