O 4º Congresso sobre o Uso Racional de Medicamentos, que será realizado no Centro de Convenções da Bahia, de 23 a 26 de maio de 2012, foi tema de uma reunião preparatória, nesta quinta-feira (13), na Secretária da Saúde do Estado (Sesab). O evento debaterá a situação atual da política de medicamentos no país e os problemas gerados pelo uso inadequado de remédios.

Segundo o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) do Ministério da Saúde (MS), José Miguel do Nascimento, existe uma parceria entre a Sesab e o Ministério, para a realização do Congresso. “Acredito no comprometimento da gestão estadual. O evento discutirá os critérios de prescrição e uso de medicamentos, pois não valem os recursos para o acesso aos medicamentos, se o acesso não for qualificado”.

A parceria também contará com apoio da Universidade Federal da Bahia (Ufba), da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), e de outras entidades da área. O Congresso tem previsão de três mil participantes e será aberto para profissionais e estudantes da área, e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme o diretor de Assistência Farmacêutica Sesab, Lindemberg Costa, o Congresso será importante para o estado. “Pela primeira vez a Bahia receberá um Congresso relacionado ao uso de medicamentos, oportunizando uma discussão sobre temas como acesso e uso racional de medicamentos, no contexto da atenção à saúde”, explicou.