Os secretários estaduais da Saúde, Jorge Solla, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, receberam nesta quarta-feira (5) representantes da Fundação Merieux, com sede na França, e debateram a possibilidade de uma parceria entre a fundação e a Bahiafarma, para a produção de um kit de diagnóstico para a hepatite delta, doença que, segundo a Organização Mundial de Saúde, vem sendo negligenciada.

Além da produção do kit diagnóstico, a Fundação Merieux deverá também desenvolver pesquisas no Parque Tecnológico da Bahia, que deve ser inaugurado até o final deste ano. “Este é um projeto muito interessante e muito atrativo para a fundação”, disse François-Xavier Babin, diretor de desenvolvimento internacional da Fundação Merieux, que junto com o assessor Chrisstiaf Trepo, conheceu as instalações do Parque Tecnológico e o prédio onde funcionará uma das indústrias da Bahiafarma.

O médico hepatologista da Universidade Federal da Bahia, Raymundo Paraná, também participou das discussões. Para ele, o investimento na parceria irá auxiliar no enfrentamento de doenças hepáticas que acometem principalmente a população pobre.

“Com a instalação de um laboratório da Fundação Merieux, haverá a possibilidade de testes para o diagnóstico das doenças de uma forma menos custosa para o Sistema Único de Saúde (SUS), além de ter a possibilidade de treinamento de recursos humanos”, disse Raymundo Paraná.