A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) inaugura nesta segunda-feira (10), às 8h, a sua mais nova unidade de coleta de sangue, passando a contar, a partir de agora, com 25 unidades distribuídas em todo o estado.

Localizada no Hospital do Subúrbio, em Salvador, a unidade visa receber doadores voluntários de sangue dessa região da capital baiana. O ato de inauguração contará com a presença do secretário da Saúde, Jorge Solla, e do diretor geral da Hemoba, Roberto Schlindwein.

Desde 2007, foram inauguradas ou incorporadas à Hemorrede Pública do Estado, as unidades dos municípios de Senhor do Bonfim, Juazeiro, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Seabra e Barreiras, além da incorporação de uma moderna unidade móvel de coleta. Com a unidade do Hospital do Subúrbio, a população da área suburbana também disporá do serviço com um equipamento de coleta atendendo na própria região.

Novas unidades

A ocupação de vazios geográficos no estado, no que concerne à hemoterapia, tem sido alvo das ações da Fundação Hemoba, em sintonia com o Plano Diretor de Regionalização da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Nesta linha, estão em andamento a implantação de unidades hemoterápicas em diversas regiões do estado. Também tem sido efetuado a modernização das instalações de unidades já existentes, insuficientes para fazer frente à demanda crescente por hemocomponentes, devido à instalação de novos hospitais e à elevação da complexidade da assistência à saúde na Bahia.

A Fundação Hemoba, conforme a legislação que a criou – Lei Estadual nº 5184, de 26 de julho de 1989 – e seguindo a política nacional relativa ao sangue e hemoderivados (Sinasan), tem por atribuição organizar a rede de hemoterapia e hematologia no Estado da Bahia, agindo na captação, coleta, processamento e distribuição de sangue.