A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realiza nesta quarta e quinta-feira (19 e 20) a 19ª Campanha de Doação Voluntária de Sangue como parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A iniciativa, que envolve também o Cadastramento de Doador de Medula Óssea, é do Programa de Doação Voluntária de Sangue da instituição.

Participam também da campanha, as equipes da Unidade de Coleta e Transfusão Sanguínea da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e do Laboratório de Enfermagem, além de monitores voluntários. O local da coleta é o Laboratório de Enfermagem, localizado na sala MP 62, módulo 6, campus universitário.

Podem doar sangue a comunidade universitária e qualquer pessoa da sociedade. É necessário que a pessoa esteja em boas condições de saúde, tenha entre 16 e 67 anos e pese mais de 50 quilos. Menores de idade devem ter consentimento formal do responsável legal.

O doador preenche o cadastro e passa por triagem de hematologia que verifica o peso, a pressão arterial e examina o sangue antes de ser liberado para a doação. No laboratório, o sangue passa por uma série de exames sorológicos (HIV, hepatite B e C, HTLV, sífilis e doença de Chagas) e só depois é liberado para uso.