A criação de gabinete médico foi um dos temas de destaque da 1ª Parada Geral da Casa Militar (evento de integração), realizada nesta sexta-feira (7), em frente à Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O efetivo do órgão recebe agora a assistência de uma capitã médica pediatra e de um cirurgião-geral e urologista, especialidades que, conforme o comandante da Casa Militar, coronel Rivaldo Ribeiro dos Santos, serão ampliadas.

“O gabinete médico era um desejo nosso e foi criado com o apoio do comandante-geral da Polícia Militar e do diretor de saúde”, afirmou o coronel. Segundo ele, este mês, a unidade vai receber um capitão ortopedista. “Estamos fazendo todas as tratativas para, ainda este ano, inaugurarmos também o gabinete odontológico, e assim prestar toda a assistência para o efetivo da Casa Militar do Governador”.

Médica pediatra, a capitã Fernanda Dantas, uma das homenageadas durante o evento, disse que, para exercer a função principal de quem está destacado para a Casa Militar, é fundamental a integridade da saúde física e mental. “A proposta do coronel foi que a gente desse esse suporte aos policiais”.

Também homenageado, o sargento Antônio de Souza se sentiu valorizado pela indicação. “É um grande reconhecimento pelos serviços prestados, pela postura, comportamento e pela lealdade aos meus comandantes. Trabalhar na Casa Militar do Governador representa ser um profissional qualificado, especial, destacado, porque tem que ter qualidades para estar neste lugar”.

Garantia de integridade para o governador, seus familiares e autoridades

A 1ª Parada Geral da Casa Militar foi aberta com uma marcha guiada pela Banda de Música Maestro João Antônio Wanderley, da PM, que executou o dobrado Presidente do Bloco e agora em 2011 completou 162 anos. Em seguida, aconteceram o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e do Centro Administrativo e a entrega de brindes aos homenageados.

O coronel Rivaldo explicou que a Casa Militar é um órgão com status de secretaria de Estado, que tem como função principal assessorar o governador em assuntos militares, policiais e de defesa civil, além de lhe prestar segurança física e também aos seus familiares e outras autoridades.

De acordo com ele, para exercer a função, o efetivo é formado quase que integralmente por policiais militares. “Aqui eles recebem instrução e orientação específicas para a atividade que vão desenvolver”. O critério, declarou o coronel, é escolher para a Casa Militar aqueles policiais já com alguns anos de serviços prestados na corporação. “E as mulheres não têm função diferenciada, porque trabalham em igualdade de condições”.