Jovens e estudantes do bairro do Calabar tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre o universo científico nesta segunda-feira (17), durante a visita aos laboratórios dos ônibus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) como atividade integrante da Semana de Ciência e Tecnologia, que será realizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) até o dia 23 deste mês, em Salvador.

Os veículos foram à comunidade levar noções de higiene, informações sobre as principais doenças que afetam a população e conhecimento lógico e matemático. Nesta terça-feira (18), a visita será ao Nordeste de Amaralina, em frente ao Colégio Estadual Carlos Santana II.

Os ônibus possuem laboratórios adaptados para a realização de atividades de divulgação científica monitoradas. Eles fazem parte dos programas Ciência na Estrada, da Fiocruz, e Ciência Móvel, da Uneb. Após visita ao ônibus da Fiocruz, a estudante Vitória Santos, 13 anos, disse que aprendeu com os monitores sobre higiene, como lavar as mãos, e algumas doenças, como a dengue. “Vou ter mais cuidado agora para não deixar água parada em casa”.

O pesquisador Marcos Vannier, da Fiocruz, destacou que essa iniciativa é uma forma de levar saúde pública, ajudando a população a se proteger das doenças endêmicas. “A Fiocruz não produz só vacina, mas leva conhecimento útil para a comunidade”. Ele disse ainda que hábitos simples como lavar bem as mãos antes das refeições pode reduzir em até 50% a incidência de diarreia.

O líder comunitário Gilson Magalhães, 40 anos, mais conhecido no Calabar como Ciba, elogiou a iniciativa da Secti, Uneb e Fiocruz de levar esse tipo de serviço para a comunidade. “São ensinamentos para a vida toda, e tenho certeza que será muito útil para todos”.

Estímulo 

Com o tema ‘Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos’, a SNCT na Bahia, coordenada pela Secti, realiza também o Circuito Ciências, no Shopping Iguatemi, o Circuito Universidades e vídeo-aulas nas escolas públicas. O programa Ciência na Estrada: Educação e Cidadania tem, entre outros objetivos, ampliar os conhecimentos dos jovens sobre os microorganimos causadores de doenças e estimular o gosto pela ciência.

Os ônibus foram financiados pela Secti e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesb) e percorrem os municípios baianos divulgando informações básicas como princípios de higiene – lavar as mãos, beber água filtrada ou fervida – que permitam à população se proteger de parasitoses e infecções.

Já o ônibus Ciência Móvel, da Uneb, tem a proposta de levar sobre rodas o Museu de Ciência e Tecnologia Itinerante, com um acervo de física, biologia e raciocínio lógico-matemático. Tem bússola, lente cilíndrica, equipamentos que produzem ilusão de ótica, entre outros que encantam e divertem a garotada.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, destaca que a intenção da Secti é levar o conhecimento para o maior número de pessoas e que esses ônibus ajudam nesse propósito. “Nossa intenção é que a Semana de Ciência e Tecnologia seja o ano todo, sobretudo nas escolas”.

Programação

Circuito Ciência Móvel – Os ônibus Ciência na Estrada, da Fiocruz e Ciência Móvel, da Uneb.

Dia 18 – Nordeste Amaralina – Atendimento das 8h30 às 17h
Dia 19 – Nordeste Amaralina – Atendimento das 13h30 às 20h
Local – Beco da Cultura (Rua Bamboche) – Os dois ônibus estarão em frente ao Colégio Estadual Carlos Santana II
Dia 20 – Bairro da Paz- Atendimento das 13h30 às 20h
Dia 21 – Bairro da Paz – Atendimento das 8h30 às 17h
Local – Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos (Rua da Resistência) – Os atenderão no estacionamento do colégio

Circuito Ciências – Nas praças e alamedas do Shopping Iguatemi, com uma estrutura dividida em seis etapas, formando um caminho a ser percorrido pelos visitantes de forma a facilitar apropriação de cada conteúdo exposto.

Circuito Universidades – Palestras de professores da área ligadas aos temas estratégicos de ciência, tecnologia e inovação, sempre às 18h30.
Dia 17, às 18h30, na Reitoria da Ufba, no Canela – ‘Pesquisa Interdisciplinar na Bahia’
Dia 18, no auditório da Fiocruz – ‘Biotecnologia e Saúde’
Dia 19, no auditório do Cimatec 1 – ‘Gestão e Engenharia do Conhecimento: Inovação do Setor Produtivo’
Dia 20, no auditório do PAF 3 – Ufba – ‘Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos’
Dia 21, no auditório da Uneb – ‘Ciência Aplicada: Simulações Computacionais’

Circuito Virtual – Vídeo aulas e planos de aula distribuídos para as escolas públicas, privadas e instituições de ensino. As aulas abordam temas como a ciência do clima, catástrofes e desastres, mudança climática e meio ambiente.