O aquecimento da superfície terrestre torna as tempestades mais violentas e intensas e o aumento na frequência de enchentes em grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, não é consequência dos gases do efeito estufa, mas do aquecimento local. Esta é a constatação do professor do Instituto Astronômico e Geofísico da Universidade de São Paulo (USP), Pedro Leite Dias, no vídeo da série “Mudanças Climáticas”, que será lançado na próxima segunda-feira (10), no Multiplex Iguatemi, às 10h.

O evento, uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, é voltado para professores, coordenadores e diretores de escolas públicas e particulares e faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que terá como tema ‘Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos’.

A mostra marca o lançamento do Circuito Virtual da SNCT e os participantes terão a oportunidade de assistir, em primeira mão, um material que será distribuído no mesmo dia para os representantes das escolas presentes. Participam também da iniciativa a Secretaria da Educação do Estado e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

O Circuito Virtual consiste em quatro vídeos de 20 minutos cada com plano de aula para alunos do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental II. Participam oito dos principais cientistas brasileiros sobre os novos desafios do planeta terra. Eles abordam os seguintes assuntos: Ciência na Escola, Ciência do Clima, Mudanças Climáticas e Desastres Naturais.

Os vídeos fazem parte da programação estadual da SNCT, que será realizada de 17 a 23 de outubro com várias atividades, como o Circuito Ciências, nas principais praças do Shopping Iguatemi; o Circuito Universidades e visita aos bairros dos ônibus do Projeto Ciência na Estrada – Educação e Cidadania.