Jovens do ensino médio de escolas públicas de Camaçari participaram na sexta-feira (21) da primeira seleção que vai escolher 120 alunos para o curso de tecnologia da informação e comunicação (TIC) do Programa de Aprendizado Jovem (Proaj), em sua fase piloto. As provas, cujos resultados devem sair em novembro, foram aplicadas no auditório do Espaço Cidade do Saber e participaram 160 estudantes.

Na mesa de abertura do evento, o secretário municipal de Relações Institucionais, Ademar Delgado, representando o prefeito Luiz Caetano, o secretário municipal de Educação, Luiz Walter de Lima, a diretora de fomento às tecnologias de informação e comunicação da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Jurema Valença, representando o secretário Paulo Câmera, e a diretora da Cidade do Saber, Ana Lúcia Silveira.

Jurema Valença explicou como funciona o Proaj e destacou sua importância para a empregabilidade dos jovens que estão no ensino médio. “A previsão é que sejam abertas 750 mil novas vagas em TIC até 2020”, afirmou, ressaltando que ao final do programa serão capacitados dez mil alunos no estado, 800 em Camaçari.

O curso é composto de duas fases, uma básica: com aulas de empreendedorismo, inglês instrumental, matemática, português e informática, e uma com conhecimentos específicos, como desenvolvimento de jogos digitais e suporte de hardware.

A capacitação é uma parceria entre a Secti, Microsoft, Senai, Faculdades Estácio de Sá e Prefeitura Municipal de Camaçari. Nessa fase piloto, o curso, que será ministrado por instrutores do Senai, será realizado em Salvador e Camaçari.