Jovens do Nordeste de Amaralina, Calabar e Bairro da Paz terão acesso, a partir de segunda-feira (17), a laboratórios montados dentro de ônibus para a realização de atividades de divulgação científica monitoradas. Trata-se dos programas Ciência na Estrada, da Fiocruz, e Ciência Móvel, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), que fazem parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Com o tema Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos, a SNCT na Bahia, coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), terá o Circuito Ciências no Shopping Iguatemi, o Circuito Universidades e videoaulas nas escolas públicas.

O programa Ciência na Estrada: Educação e Cidadania visa, entre outras coisas, à ampliação dos conhecimentos dos jovens sobre os micro-organimos causadores de doenças e estimular o gosto pela ciência.

Os ônibus foram financiados pela Secti e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e percorrem os municípios divulgando informações básicas, como os princípios de higiene (lavar as mãos, beber água filtrada ou fervida), que permitam à população se proteger de parasitoses e infecções em geral. A iniciativa busca também promover nos jovens o interesse pela ciência, por meio de atividades lúdicas, como jogos eletrônicos, animações e publicações em geral.

Os laboratórios permitem ainda a realização de pequenos testes parasitológicos no próprio veículo. Além de materiais convencionais, como cartazes e folhetos explicativos, a equipe utiliza vídeos, réplicas de parasitas, revistas e vários microscópios para levar informações que aproximam a ciência dos jovens.