Os locais e horários das inscrições para o programa Qualifica Bahia no Calabar/Altos das Pombas, dias 25 e 26, e no Nordeste de Amaralina, dias 27 e 28, foram definidos nesta sexta-feira (21) pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

No Calabar, as inscrições serão no Núcleo de Direitos Humanos, que fica na região do Camarão, e no Alto das Pombas, na Escola Municipal Tertuliano de Góes e na Biblioteca Comunitária, ao lado da Base Comunitária de Segurança.

Já no Nordeste de Amaralina, as inscrições serão realizadas no Colégio Municipal do Vale das Pedrinhas, na Escola Municipal Carlos Santana 2 (Beco da Cultura) e na Escola Dionísio Cerqueira, na região da Santa Cruz. Os técnicos da Setre vão atender os moradores das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Os documentos exigidos para as inscrições no Qualifica Bahia são apresentação do RG, do CPF e do NIS/PIS/NIT. O público-alvo desta qualificação são pessoas de baixa-renda, desempregadas, com disponibilidade de horário e idade superior a 18 anos.

A escolaridade varia em função de cada curso, assim como a carga horária, que oscila entre 40 e 200. As inscrições para o programa duram até o preenchimento das turmas.

O trabalhador que participa do Qualifica Bahia tem direito a um auxílio-transporte (quando mora a mais de dois quilômetros do local do curso), além de lanche, camisa e material didático.

O programa

Lançado em outubro de 2009, o Qualifica Bahia já beneficiou mais de 10 mil trabalhadores em 213 municípios baianos, contribuindo para o desenvolvimento regional, com a participação da população local. Os cursos oferecidos são montados em conformidade com as principais carências do mercado de trabalho e dentro da cadeia produtiva.

Executado com recursos do Tesouro Estadual, o Qualifica Bahia tem como proposta a elevação da produtividade; aumento da competitividade; melhoria dos serviços prestados; e aumento do salário e renda dos profissionais.