Ter idade entre 16 e 29 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio pela rede pública, estar em situação de desemprego involuntário e pertencer a uma família cadastrada no programa Bolsa Família, do governo federal. É este o perfil exigido aos moradores do Bairro da Paz e de Itapuã, em Salvador, que estejam interessados em fazer inscrições na segunda fase do programa Trilha de Qualificação – Na Trilha do Emprego, uma iniciativa do Governo do Estado executada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Para essa ação especial, dirigida aos moradores do Bairro da Paz e de Itapuã, serão disponibilizadas 170 vagas. As inscrições acontecem apenas na próxima terça-feira (25), das 9h às 12h e das 13h às 16h, na Fundação Lar Harmonia, na Rua Paulo Jackson, 560, Piatã (a mesma rua do clube AABB).

Serão oferecidos cursos de atendente de farmácia com noções de espanhol (60 vagas), operador de telemarketing com noções de inglês (30), manutenção de computadores (30), corte e costura (30) e almoxarife (20). Os jovens participantes receberão uma bolsa-auxílio mensal de RS 100.

Nas inscrições serão exigidos como documentação obrigatória cópia do CPF, do RG, do cartão do responsável do Bolsa Família (da família do jovem), do histórico de conclusão do ensino médio ou declaração escolar comprovando que cursa o ensino médio ou comprovante de matrícula e comprovante de endereço.

Depois de inscrito, o jovem será cadastrado no sistema informatizado do programa Trilha Setre e passará por uma seleção automática, recebendo uma pontuação baseada no seu perfil e outras informações declaradas na ficha de inscrição. Com essa pontuação, ele vai concorrer a uma das vagas oferecidas. Os selecionados devem aguardar a convocação, que acontece via telefone, para apresentação pessoal e confirmação da matrícula.