Desempregada há três meses, Jaqueline Barbosa Santos, 21 anos, moradora do bairro da Santa Cruz, vê no curso de cabeleireira, oferecido pelo Qualifica Bahia, uma chance de voltar ao mercado de trabalho. “Dentro das opções oferecidas esse é o que eu tenho mais afinidade”, diz a jovem, que pretende trabalhar num salão de beleza do bairro.

Jaqueline se inscreveu, nesta quinta-feira (27), em uma das 242 vagas oferecidas pelo Programa Qualifica Bahia aos moradores da região do Nordeste de Amaralina. A ação é parte do Programa Pacto pela Vida. Foram disponibilizadas vagas nos bairros da Chapada do Rio Vermelho (informática básica, doces e salgados, cabeleireiro e operador de caixa).

No Nordeste de Amaralina (manicure, recepcionista com espanhol, cozinheiro, corte e costura e informática básica) e Santa Cruz (garçom e auxiliar administrativo). As inscrições aconteceram no Colégio Estadual Carlos Santana II (Beco da Cultura) e no Colégio Estadual Dionísio Cerqueira, na região da Santa Cruz.

O programa Qualifica Bahia é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O público alvo são pessoas com idade superior a 18 anos, de baixa renda, desempregadas, com disponibilidade de horário. A escolaridade varia em função de cada curso e também a carga horária, que oscila entre 40 e 200 horas.