A banda mineira de black music Berimbrown é o destaque da série Toca Brasil deste domingo (16), às 19h, pela TVE Bahia. A série é uma produção do Instituto Itaú Cultural e ocupa a faixa do Especial TVE durante o mês de outubro. O Berimbrown é formado por Tom Nascimento (voz e violões), Berico (guitarras e voz), Ronilson (baixo e tambor), Buda (tambor e bateria), Marconi (tambor e percussão), Adriano George (trompete e voz), Léo Brasilino (trombone e voz), Luiz Paulo (bateria), DJ A Coisa (pickups) e Mestre Negoativo (berimbau e percussão).

O programa, que remonta ao primeiro DVD da banda, “Irmandade”, é dividido em três partes – o show realizado pelo grupo em São Paulo em 2004, antes de partir para uma turnê na Europa, uma viagem guiada por Ramon Lopes (berimbau e percussão), mais conhecido como Mestre Negoativo, pelo projeto Kilombola, espécie de base conceitual do Berimbrown, que faz ações de resgate da cultura africana e de estímulo à cidadania por meio da arte; e o encontro da banda com Milton Nascimento, em estúdio, que rendeu uma nova versão do clássico “Fé Cega, Faca Amolada”, de Milton e Ronaldo Bastos.

O som do Berimbrown mistura a força dos tambores de Minas e do berimbau para reler com uma pegada bem brasileira a black music. No ano 2000, a banda, que surgiu em 1997 na periferia de Belo Horizonte, foi selecionada entre cerca de 700 artistas de todo o país pelo programa Rumos Itaú Cultural Música.

Repertório

O show traz algumas faixas de “Aglomerado” – lançado em 2002 e dedicado a Zumbi dos Palmares, com a participação de Sandra de Sá, Bocato e Thaíde – e outras composições, como “A Massa Quer Som”, criação de Berico, “Irmandade”, de Mestre Negoativo, “Parabolicamará”, de Gilberto Gil, e “Galope”, de Gonzaguinha.

Em um total de 14 músicas compostas por eles ou adaptadas do repertório de gênios da black music dos anos 70, como James Brown (“The Pay Back”) e Kool and The Gang (“Let the Music Take Your Mind”), a rapaziada do Berimbrown mostra todo o seu suíngue na reunião de funk, soul, congado, reggae, samba, maculelê, capoeira, rap – um gênero mais tarde batizado de congopop – e passos de dança eletrizantes.

Projeto

O Toca Brasil, coordenado pelo músico Edson Natale, pretende trazer à tona a diversidade musical do país. "Nossa intenção é traçar um mapa da música brasileira. A escalação dos shows dá exemplos dessa proposta", afirma Natale, citando Guinga, Carmina Juarez, Kátia B, Carlos Careqa, Sérgio Molina, Fabiana Cozza, Suzana Salles, Ivan Vilela, Lenine, Trio Mocotó e Felipe Scagliuse.