O Perfil & Opinião desta quarta-feira (26), às 22h, pela TVE, apresenta uma entrevista com o ator e diretor teatral Sérgio Mamberti, que atualmente é o secretário de política cultural do Ministério da Cultura (MinC). Mamberti nasceu em Santos (SP), em 1939, e estreou profissionalmente em 1961, após ter cursado a Escola de Arte Dramática de São Paulo, sob a direção de Antônio Abujamra na montagem teatral Antígone América.

Ao longo dos anos 60, acumula papéis em encenações de destaque, a exemplo do personagem Veludo em Navalha na Carne (67), de Plínio Marcos, e de juiz, de O Balcão (69), de Jean Genet.

Também atuou na TV e no cinema nesse período, como no clássico do cinema marginal O Bandido da Luz Vermelha (68), de Rogério Sganzerla, e em Toda Nudez Será Castigada (73), considerado a obra-prima do cineasta Arnaldo Jabor. Como diretor de teatro, montou dezenas de espetáculos, a exemplo de Luar em Preto e Branco.

Considerado um dos maiores atores do país, Mamberti, que recentemente fez uma participação no remake da novela O Astro, conversa com a apresentadora Denny Fingergut sobre o ofício da interpretação em diferentes linguagens e sobre o desafio de atuar também como gestor público, já que desde o Governo Lula ocupa postos-chave no MinC.

Produzido por Marla Rodrigues, o Perfil & Opinião volta a ser exibido no próximo sábado (29), às 20h, e também pode ser conferido em tempo real.