O secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, transfere seu gabinete para o Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, onde fará reuniões e atenderá durante Feira Nacional da Agropecuária da Bahia 2011 (Fenagro). O evento acontece a partir do próximo domingo (26), até o dia 4 de dezembro, e fecha o ciclo de feiras e exposições deste ano.

O lançamento oficial da Fenagro será nesta terça-feira (22), a partir das 12h, no Restaurante Fogo de Chão, bairro do Rio Vermelho, na capital baiana. Organizada, pela segunda vez, pelo conjunto das associações de criadores em parceria com a Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri), a exposição terá, entre as atrações, a ‘Feira Mais Alimentos’, que oferecerá condições para que a tecnologia chegue às propriedades dos pequenos agricultores.

A Seagri, a Ecopal Produtos Ambientais e a Usina de Ideias Promoções também criaram o ‘Espaço Plantando o Futuro’, um ecoprojeto 100% voltado para consciência ambiental e a relação do agronegócio com a sustentabilidade. Serão 27 estandes representando as cadeias produtivas, além da participação de parceiros e empresas vinculadas, que vão apresentar aos visitantes os programas agropecuários de forma inovadora, demonstrando a integração do campo com a cidade, de maneira sustentável.

São esperados 300 mil visitantes que também irão conhecer uma floresta cenográfica, com uma estrutura feita totalmente em eucalipto tratado com cobertura de telhas ecológicas. Tudo foi planejado para fazer com que o público saia da feira pensando na importância de preservar o ecossistema, e em como as atividades desenvolvidas no campo são importantes para a vida na cidade.

Está prevista ainda a visita de 17 mil alunos de escolas públicas e particulares da capital e região metropolitana, que vão receber uma carteirinha de Defensores da Natureza e conhecerão a árvore Encantada Dr. Líptus, que falará sobre mudanças de hábitos de consumo e como preservar o ecossistema e assegurar um futuro melhor para as próximas gerações.

Entre outras atividades, ao final da feira, os estudantes serão motivados pelos professores a participarem de um concurso de redação, a ser aplicado em sala de aula, com o tema ‘Meu dia na Fenagro’. As melhores redações serão premiadas com um computador, um tablet, uma bicicleta, um celular e um CD Player.