Na tentativa de dialogar com o consumidor final e inovar na forma de apresentação dos programas agropecuários do governo da Bahia, a Secretaria da Agricultura (Seagri) desenvolveu para a Fenagro 2011 o ecoprojeto Plantando o Futuro.

A iniciativa é voltada 100% para o desenvolvimento da consciência ambiental e do fortalecimento da relação do agronegócio com o conceito de sustentabilidade. A feira agropecuária começa no dia 26 deste mês e segue até o dia 4 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador.

O Plantando o Futuro consiste numa floresta cenográfica produzida com eucalipto tratado e telha ecológica, que abriga uma mostra das 27 principais cadeias produtivas do segmento agropecuário, além de estandes de parceiros e empresas vinculadas.

Estarão representadas no espaço as cadeias do café, guaraná, licuri, dendê, piaçava, palmito, grãos, mamona, fruticultura, apicultura, flores, cana, cacau, mandioca, algodão, pesca e aquicultura, silvicultura, sisal, seringueira, bovino de corte, bovino de leite, hortaliças, suinocultura, caprino, avicultura, charuto e turismo rural.

O espaço contará também com uma programação que inclui degustação de quitutes feitos com ingredientes da agricultura familiar, oferecidos no estande da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).  Está previsto ainda o lançamento da nova edição da revista institucional Bahia Agrícola, além de um inusitado desfile de cachorros e de apresentações circenses.

A principal atração do projeto, porém, é uma árvore robótica, contadora de histórias, que falará sobre a importância de se alimentar de forma saudável. A Árvore Encantada Dr. Liptus aprofundará os conhecimentos adquiridos pelos estudantes durante a visita à exposição, descrevendo os processos de produção de forma interativa e lúdica. São apoiadoras do projeto a Ecopal – Produtos Ambientais e a Usina de Ideias Promoções.

Visitação orientada para 17 mil estudantes

Já está confirmada para a visitação orientada a participação de 17 mil estudantes de escolas estaduais e municipais de Salvador e região metropolitana, que receberão uma carteirinha personalizada de defensor da natureza. Em seguida, os alunos serão direcionados ao espaço Ecoteca, onde sintetizarão e aplicarão, de forma lúdica, todos os conhecimentos adquiridos.

Na saída, eles serão motivados pelos professores a participar de um concurso de redação, a ser aplicado em sala de aula, com o tema Meu Dia na Fenagro. Os ganhadores serão premiados, por ordem de classificação, com um computador, um tablet, uma bicicleta, um celular e um CD player.

Para mostrar a viabilidade das ações divulgadas, todo lixo gerado durante o evento será coletado de forma seletiva, com reaproveitamento no próprio local de parte desse resíduo e doação desses materiais às cooperativas de catadores. Os cestos de coleta, que serão distribuídos por todo o Parque de Exposições de Salvador, foram confeccionados em eucalipto.