O Portal de Convivência com o Semiárido, montado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado, na 24ª Feira Nacional da Agropecuária da Bahia (Fenagro), que vai até domingo (4), no Parque de Exposições de Salvador, tem atraído a atenção do público jovem. Diversas escolas de Salvador fazem excursões e caravanas para conhecer o dia a dia do agricultor familiar baiano.

No Portal de Convivência com o Semiárido, as crianças visitam a fazendinha, conhecem o sistema de criação sustentável de galinhas, a fonte de aquicultura e pesca, e o pomar doméstico, além de diversas tecnologias de baixo custo adaptadas ao agricultor familiar, como a bicibomba, um sistema de irrigação que funciona com uma bicicleta.

É possível conhecer também cadeias produtivas como apicultura, fruticultura, bovino de leite e várias outras. As exposições de caprinos, bovinos e degustação de produtos são as atividades que mais atraem os alunos.

Realidade do campo

A Escola Municipal do Uruguai visitou o Portal com os alunos do 5º ano do ensino fundamental. Segundo a diretora da instituição, Conceição Rocha, este tipo de iniciativa mostra a realidade de quem vive no campo. “Essa é a oportunidade de mostrarmos para os alunos todo o conteúdo que ensinamos em sala de aula. A possibilidade de aprender sobre sustentabilidade e respeito com a natureza é bastante produtiva”, explica ela.

A diretora disse também que irá realizar uma atividade em classe com os alunos. “Iremos cobrar uma redação de cada um deles, que irão relatar como foi esse contato com o mundo rural”, diz a diretora.

A Escola Municipal Professor Freire Filho, que fica no Bonfim, também esteve presente no Portal. Para a diretora, Antônia Maria Castro, a estrutura do estande é encantadora. “Tudo aqui está lindo! As crianças estão completamente encantadas com o mundo rural, muitos só vêm estes animais em livros. A EBDA está de parabéns pela iniciativa”.