Diversos municípios baianos já demonstram interesse em integrar a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), sistema criado pelo Governo Federal com o objetivo de agilizar os procedimentos de inscrição, fechamento, alteração e legalização de empresas nas juntas comerciais.

Para detalhar aspectos do programa, a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia (Sicm), em parceria com a Junta Comercial do Estado (Juceb), promoveu nesta quinta-feira (10), um encontro com representantes de 37 municípios baianos. Durante o evento, realizado no auditório da Sicm, em Salvador, prefeitos e outros representantes dos municípios tiveram acesso a informações e orientações sobre a implementação e operacionalização da Redesim.

“Com a integração à rede, os empreendedores passam a contar com uma importante ferramenta na modernização e simplificação dos procedimentos legais, reduzindo a burocracia ao mínimo necessário”, disse o secretário James Correia, durante o evento.

Prioridade 

A Redesim faz parte do planejamento estratégico do governo estadual e sua implantação é uma das prioridades no eixo do desenvolvimento econômico. A meta é integrar todos os 417 municípios baianos à rede.

Presente ao encontro, o prefeito de Irecê, Zé das Virgens, disse que vê com bons olhos a chegada da Redesim ao município. “Irecê é um grande polo comercial, composto por milhares de micro e pequenos empreendedores. Vim ver de perto o que pode ser feito para melhorar a vida do nosso empreendedor e confesso que me interessei muito pelo assunto”, disse o prefeito.

Localizada na região do semiárido baiano, com uma população de quase 70 mil habitantes, Irecê é uma referência no comércio e serviços da região. “Vamos sugerir ao pessoal da Sicm e da Juceb que faça uma apresentação na cidade para os nossos empreendedores”, disse Zé das Virgens.

Quem também saiu animada da apresentação foi Valdice Castro, prefeita de Jacobina, outra cidade de grande importância para a economia do interior do estado. Ela se mostrou bastante satisfeita após ser apresentada à Redesim. “Inicialmente, pensei em mandar meu secretário da Fazenda para o evento, mas, de última hora, decidi vir pessoalmente. Confesso que me animei bastante. Acredito que a implantação da rede em nosso município vai ser apenas uma questão de tempo” garantiu.