Com o objetivo de padronizar as estratégias de segurança pública para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, estão sendo realizadas nesta sexta-feira (18), em Salvador, no Hotel Fiesta (Itaigara), a 2ª Reunião de Alinhamento de Segurança Pública e a Reunião da Câmara Temática Nacional de Segurança.

As reuniões contam com a presença do secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, José Ricardo Botelho, e de secretários da Segurança Pública de estados do Nordeste.

O secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 (Secopa), Ney Campello, e o secretário da Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa, representaram o governo baiano e falaram sobre o planejamento e as ações para o evento.

Segundo Botelho, os estados devem estar integrados para que a logística de segurança seja a mais eficiente possível durante a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014. “Para que ocorra a integração entre os estados, a intenção é que essas reuniões sejam realizadas a cada dois meses”.

A estimativa dos organizadores é que 600 mil turistas estrangeiros e três milhões de brasileiros circulem pelo país durante a Copa.

Campello afirmou que, dentro dos serviços prestados aos baianos e turistas, a capacitação de profissionais também vai se estender aos policiais. “Além dos trabalhos realizados pela Secretaria da Segurança Pública, estamos preparando, em parceria com o Sebrae, cursos de capacitação para agentes policiais”.

A Secretaria da Segurança Pública prevê a contratação de mais policiais até a Copa. O secretário disse que “o centro de comando e controle que iremos operar durante a Copa será um dos grandes legados de segurança que serão utilizados em outros grandes eventos, como o Carnaval e as micaretas”.

Durante todo o dia, representantes do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco expõem as metas e ações previstas para a Copa. “Todos os estados têm que caminhar juntos. De nada adianta ter iniciativas e tecnologias individuais e não compartilhá-las”, declarou Barbosa.

Publicada às 10h45
Atualizada às 14h