A lista de 16 artistas circenses selecionados para a oficina gratuita de qualificação em Roda Alemã, a ser ministrada por Anderson Balhero, do Circo Girassol, de Porto Alegre (RS), foi divulgada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), através de seu Núcleo de Artes Circenses. As aulas serão realizadas no Colégio Edgar Santos (Garcia – Salvador), entre 9 e 21 de novembro. O grupo foi escolhido através da avaliação de currículos de candidatos que se apresentaram em inscrição pública.

A aula inaugural, no dia 9 de novembro (quarta-feira), se inicia às 14h. Todos os participantes devem estar obrigatoriamente presentes para as orientações e encaminhamentos. Os alunos vão se dividir em aulas que acontecerão pela manhã e pela tarde, e ainda recebem uma ajuda de custo de R$ 150 para a participação.

Os contemplados, conforme nomes artísticos inscritos no processo, são Alice Cunha, Audrey de Brito Consiglio, Carolina Cavalcanti, Cleber Brito, Cleison, Francisco Márcio, Gil Robson, Jefferson Menezes, John Alan, José Carlos, Luca Della Gatta, Luis Felipe, Milena Gouvêa, Paulo Sérgio, Rafael Rego e Thiago Enoque.

Roda Alemã 

Técnica circense proveniente de um exercício alemão de ginástica, a Roda Alemã tornou-se destaque nos picadeiros de todo o mundo, a exemplo do famoso Cirque du Soleil, como um número inovador e atual. Na Bahia ainda não existem circos que apresentem esta atividade, tampouco profissionais especializados no aparelho. Assim, com vistas a investir na capacitação dos artistas circenses do estado, a Funceb está promovendo esta ação.