O comércio baiano cresceu 5,9% no mês de setembro, na comparação com o mesmo mês de 2010, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria de Planejamento. Já na comparação, com ajuste sazonal, entre o mês de setembro e agosto de 2011, a variação foi negativa em 0,19%.

Em relação aos resultados dos segmentos, no comparativo de setembro de 2010 e de 2011, dos oito ramos que compõem o indicador, seis apresentaram resultados positivos quanto ao volume de vendas e duas atividades apresentaram variações negativas: Móveis e eletrodomésticos (22,3%); Livros, jornais, revistas e papelaria (21,0%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (9,1%); Tecidos, vestuário e calçados (6,0%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,0%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,7%); Combustíveis e lubrificantes (-4,1%); e Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-18,5%).

Os ramos que não integram o indicador do varejo obtiveram os seguintes resultados quanto à variação do volume de vendas no mês em questão: Material de Construção (0,8%) e Veículos, motocicletas, partes e peças (-4,8%).

Vale ressaltar que o ramo de Móveis e eletrodomésticos contabiliza crescimento de 25,8% no acumulado dos últimos 12 meses e no acumulado do ano expansão de 24,3%. As razões para tais resultados podem ser creditadas às condições mais propícias quanto ao emprego, à manutenção do crédito em patamar elevado, à redução de preços dos eletroeletrônicos, e à trajetória positiva da massa de rendimentos da população ocupada.

No acumulado dos primeiros nove meses de 2011, em comparação com o mesmo período de 2010, o comércio varejista baiano apresenta um crescimento de 8,7%. Essa taxa situou-se abaixo da registrada no mesmo período do ano passado quando as vendas mantiveram-se em 10,4%. Por sua vez, no acumulado dos últimos 12 meses (outubro de 2010 a setembro de 2011) o aumento das vendas foi de 9,1%, contra os 10,4% observados em igual período de 2010.

Segundo André Melo, economista da SEI, um conjunto de fatores vem sustentando os resultados favoráveis do comércio varejista. Entre eles, a expansão do crédito para financiamentos, a ampliação dos prazos de parcelamento, a melhoria de rendimentos dos consumidores, essencialmente daqueles de menor poder aquisitivo e, principalmente, o aumento do emprego formal no estado.

“É importante destacar que de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), de janeiro a setembro de 2011, o segmento varejista apresentou um saldo de emprego de 8.344 postos de trabalho o que corresponde a 79,3% do total do saldo do setor do Comércio em geral na Bahia”, acrescenta André Melo.