Se preparar para o vestibular de uma maneira lúdica. É desta maneira que os alunos do 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Manoel Devoto, no Rio Vermelho, estão estudando com o objetivo de ingressar em uma das universidades baianas. O aprendizado acontece por meio de apresentações teatrais. Os grupos organizaram peças com releitura das obras de literaturas cobradas nos vestibulares das universidades Federal da Bahia (Ufba) e do Estado da Bahia (Uneb).

O aluno Alisson do Amor Divino, 17 anos, é candidato a uma vaga no curso de Educação Física e afirma estar seguro para dar um dos passos mais importantes de sua vida. De acordo com ele, a maneira prática de estudar literatura facilitou o aprendizado. “Geralmente, achamos aula de literatura chata, mas quando passamos a interpretá-la, a mostrá-la de forma prática, percebemos que é interessante. Desta maneira, aprendemos de forma dinâmica trabalhar com estas obras”.

De forma criativa, cada turma do 3º ano trabalhou com três obras da literatura brasileira. As peças foram baseadas em movimentos literários como Barroco, Arcadismo, Romantismo, Modernismo e Realismo, que influenciaram escritores brasileiros. O método inovador envolve também uma exposição com trabalhos artísticos feitos pelos alunos. Na mostra, camisas e objetos ganharam textos poéticos e desenhos que representam os períodos. Algumas roupas trazem textos de Gregório de Mattos e Carlos Drummond de Andrade.

“Resolvemos realizar este projeto porque percebemos que alguns alunos queriam apenas concluir o ensino médio, não se interessavam pelo vestibular. Usamos este trabalho como incentivo e conseguimos bons resultados, porque a maioria já quer fazer curso superior. E como a Ufba e a Uneb exigem muitas obras literárias, estas [peça teatral e exposição] foram as maneiras que encontramos para um aprendizado mais interessante”, explicou a professora de literatura e redação, Sonia Freire.

Outras disciplinas também trabalham de maneira prática os assuntos do vestibular. Em química, por exemplo, os alunos aprendem como ocorrem as reações químicas, utilizando produtos domésticos como detergente, amaciante e sabão.