Rodrigo Santos Mota, estudante do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEA) da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), foi o segundo classificado no concurso Conheça Israel. O primeiro lugar ficou para Rafael Stern e o terceiro para Natan Benchimol.

Cerca de 600 estudantes universitários de todo o Brasil participaram da segunda edição do concurso, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores de Israel. O objetivo é premiar estudantes de graduação e de pós-graduação em toda a América Latina e no Caribe, com viagens para Israel com todas as despesas pagas e presença no Encontro de Estudantes Universitários.

A competição foi realizada em duas etapas. A primeira, através de uma prova on-line. A segunda, que aconteceu no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados, teve a participação dos nove primeiros colocados da primeira etapa e foi realizada por meio de uma prova escrita. O tema do concurso deste ano foi Israel Verde – Agricultura e Meio Ambiente e contou com o apoio do Keren Kayemet LeYisrael (KKL) ou Fundo Nacional Judaico.

Fundado em 1901, o KKL é uma organização sem fins lucrativos e até hoje já plantou mais de 240 milhões de árvores no país. Além disso, construiu cerca de 180 represas e reservatórios, desenvolveu mil quilômetros quadrados de terra e construiu mais de mil parques. Em 2002, recebeu o Prêmio Israel (Israel Prize), pelas conquistas no país e por sua contribuição à sociedade e ao Estado de Israel.