A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza a segunda edição do Avalie Ensino Médio desta quarta a sexta-feira (23 a (25). Trata-se de um projeto pioneiro, na Bahia, que visa ao acompanhamento da evolução do rendimento escolar para formular políticas educacionais e melhorar a qualidade da educação. Dessa vez, serão avaliados 220 mil estudantes, distribuídos em 1.090 escolas e 414 municípios.

O sistema consiste na aplicação de provas objetivas, organizadas por áreas do conhecimento, e produção textual, além de questionários sociocontextuais que serão aplicados aos estudantes, professores e gestores. A avaliação acompanhará os estudantes ao longo das três séries do Ensino Médio Regular e os alunos da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.

“Aqui, no Colégio Estadual Roberto Santos, estamos na maior expectativa para a aplicação do Avalie Ensino Médio, um processo inovador e muito interessante para a comunidade escolar. A partir dele, poderemos saber como andam nossos 1.600 estudantes”, diz o diretor da unidade, Luís Argolo.

A novidade, este ano, é a produção de revistas pedagógicas com os resultados da avaliação, comentados por especialistas, e formação de professores, informa a coordenadora de Avaliação da Secretaria Estadual da Educação, Fátima Medeiros.

Competências e habilidades

As provas serão aplicadas aos estudantes da 1ª série do Ensino Médio Regular e da 2ª série da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, professores das turmas avaliadas e gestores das unidades escolares estaduais, durante os turnos de funcionamento da escola.

Serão avaliadas as competências e habilidades construídas pelos estudantes nas áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Os resultados serão divulgados por meio de boletins individuais para os alunos e relatórios técnico-pedagógicos para cada escola, Diretoria Regional de Educação (Direc) e Secretaria da Educação do Estado.

Fátima Medeiros explica que essa edição, mais ampliada, do Avalie Ensino Médio, proporcionará um diagnóstico mais fiel sobre o perfil e desempenho dos estudantes para subsidiar os gestores na definição de novas propostas destinadas ao ensino médio.