Os secretários de Educação de 112 municípios baianos se reuniram quinta-feira (10), em Salvador, para discutir as ações e reafirmar a adesão ao Pacto com Municípios para 2012. O Pacto é um dos compromissos do Programa Todos pela Escola, que tem como principal meta é alfabetizar todas as crianças do Estado até oito anos de idade. Estes municípios se juntam aos outros 217 que realizaram a adesão em maio deste ano, e alfabetizadores já estão trabalhando em sala de aula.

Durante o encontro, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, apresentou as linhas gerais do programa e enfatizou a importância do sistema de colaboração entre Estado e municípios para a melhoria da educação. “O programa é um sucesso. No início do ano letivo de 2012, vamos trabalhar com quase 330 municípios. Este é um projeto conjunto, que visa assegurar às crianças o direito de aprender”.

Para Marinélia Castro, secretária municipal de Parimirim, o encontro é o primeiro passo para a execução das ações no município. “Esta é uma oportunidade de interação, principalmente para os municípios mais distantes da capital. Espero que as nossas ações reflitam diretamente nos alunos, com o foco nas séries iniciais”.

Já Maria Sofia Wanderley, secretária de Educação de Ituaçu, ressaltou a qualidade do material didático que será distribuído aos estudantes. “Vamos alfabetizar nossos alunos com um material muito rico. Com a apresentação do Pacto, já temos outra visão dos trabalhos que iremos executar”.

Sobre o Pacto 

Mais de 80% dos 217 municípios que aderiram à primeira etapa do Pacto já estão executando as ações em sala de aula. Neste momento, as equipes da Secretaria da Educação realizam visitas para acompanhar as atividades dos profissionais e promover uma formação continuada. De acordo com o coordenador do Pacto, Clóvis Caribé, a expectativa é que, no início do ano letivo de 2012, os novos municípios estejam na mesma etapa de execução das ações que os iniciados em 2011. Além disto, um número significativo de municípios está ampliando as ações para o segundo ano de alfabetização.