Pela primeira vez, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia aplica a avaliação para estudantes no processo de alfabetização. Trata-se do Avalie Alfa – iniciado nesta segunda-feira (21) -, que envolverá 300 mil estudantes do 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas estaduais e das unidades dos 217 municípios que aderiram ao Pacto com Municípios, um dos compromissos do Programa Todos pela Escola que estabelece a alfabetização das crianças de até 8 anos de idade.

O objetivo da avaliação, que prossegue até esta terça (22), é possibilitar o diagnóstico dos níveis de alfabetização das crianças para a promoção de políticas educacionais e melhorias da qualidade da educação. Por meio de provas de conhecimento, que serão aplicadas por professores externos à escola, serão avaliadas as competências e habilidades construídas pelos estudantes nas áreas de língua portuguesa – leitura e escrita – e matemática.

Os resultados serão divulgados por intermédio de relatórios técnicos e pedagógicos para a Secretaria da Educação do Estado, secretarias municipais de Educação, Diretorias Regionais de Educação (Direc) e as escolas participantes.

O Avalie Alfa busca a consolidação da cultura de avaliação na rede de ensino e seus resultados irão servir de subsídios nas intervenções das práticas pedagógicas. “O processo avalia a parte escrita e promove um questionário sociocontextualizado para professores e gestores, que ajudará a secretaria no cruzamento de informações, como desempenho das crianças, para que possam ser melhorados o ensino e a aprendizagem na alfabetização”, explica a coordenadora de Avaliação da Secretaria da Educação do Estado, Fátima Medeiros.