Com uma mesa redonda sobre a “Gestão Ambiental em Campus Universitário” foi iniciado na manhã desta quinta-feira (17), na Universidade Estadual de Feira de Santana, o seminário “EEA + 20: Trajetórias e Perspectivas da Equipe de Estudos e Educação Ambiental da Uefs”.

O evento tem como objetivo fortalecer as discussões da temática ambiental e reavaliar o papel da EEA no debate socioambiental, além de definir novos encaminhamentos para a continuidade das atividades da equipe. Aberto à comunidade, o encontro prossegue até esta sexta-feira (18) com conferências e debates e a participação de representantes de diversas instituições. A programação pode ser acessada no portal da Uefs.

Uma das palestrantes do evento, a professora Suzana De Conto, da Universidade de Caxias do Sul/RS, destacou a necessidade da mudança de comportamento da comunidade com relação à política ambiental. Para ela, “é imprescindível a integração de diferentes áreas do conhecimento e a participação da administração dos campi universitários para o comprometimento de unidades e setores da academia”.

Na opinião da professora Áurea Chateaubriand Campos, da Equipe de Educação Ambiental da Uefs, o seminário se constitui num momento importante para discutir e planejar novas ações no campus. Enfatizou que a Uefs é pioneira no tratamento adequado do lixo, por meio da coleta seletiva e destinação de resíduos, o que serviu de base para a produção acadêmica na área ambiental.

O reitor Uefs, José Carlos Barreto, afirmou que a instituição tem motivos para comemorar os 20 anos da Equipe de Educação Ambiental. “O que antes chegou a ser considerado modismo por alguns, hoje é visto como necessário para o equilíbrio do ambiente do campus”. Segundo ele, a Uefs tem um papel fundamental nessa discussão, “pelo pioneirismo e pelo envolvimento cada vez maior de sua comunidade na questão da sustentabilidade”.