O governador Jaques Wagner, interessado no potencial da indústria mundial do futebol e do turismo, participou, nesta segunda-feira (28), no Rio de Janeiro, da Convenção Global da Soccerex, o maior evento mundial voltado para empresas da indústria do futebol, que se realiza até esta quarta-feira (30), no Forte de Copacabana.

Na ocasião, Jaques Wagner assinou um Memorando de Entendimentos com o presidente da Soccerex, Duncan Revie, para a realização de três edições do Fórum Mundial em Salvador (2014, 2015 e 2016), viabilizando um importante diferencial em relação às demais sedes da Copa do Mundo.

Ao sediar o evento na Bahia, o governador baiano busca o incremento de negócios no ramo esportivo, em razão das oportunidades que trará para o estado no ano das Copas de 2014, da América de 2015 e no ano das Olimpíadas de 2016. Além disso, a Bahia também se prepara para sediar a Copa das Confederações em 2013.

Linha de frente

Para Jaques Wagner, que percorreu os estandes montados no espaço do Forte de Copacabana, “a Soccerex dá mais uma evidência de que a Bahia está na linha de frente no que se refere à realização de grandes eventos e compõe com a Copa do Mundo de 2014, a Copa América e as Olimpíadas de 2016 um ciclo extraordinário de megaeventos esportivos mundiais”.

O governador ressaltou ainda que o evento da Soccerex acontecerá na Bahia nos anos em que o mundo inteiro estará com a atenção voltada para o Brasil, país que sediará os maiores eventos esportivos do mundo. O governo da Bahia também se faz presente na convenção da Soccerex com um estande de 108 metros quadrados, onde reuniões e rodadas de negócios estão agendadas com empresas privadas de diversos países interessadas em investimentos na Copa de 2014.

A participação na Convenção proporcionará a oportunidade única de encontrar a comunidade ligada aos negócios do futebol, além de promover a Bahia como destino para os megaeventos esportivos. A convenção da Soccerex reúne os principais empresários da indústria do futebol mundial, além das cidades que irão sediar a Copa do Mundo de 2014.

Apresentação da Portela

Após a solenidade de assinatura foi a vez da escola de samba carioca Portela, a convite do Governo do Estado, apresentar no evento seu enredo – ‘…E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual’ -, com o qual homenageará a Bahia no Carnaval de 2012.

Proporcionando aos presentes uma amostra do que apresentará no Carnaval do próximo ano, a escola homenageará a cantora Clara Nunes, que faria 70 anos em 2012, que será representada por Vanessa da Matta, e a Bahia, com samba-enredo inspirado nas festas de rua de Salvador como a Lavagem do Bonfim.

A criação da marca foi inspirada nas festas da Bahia, nos orixás, no sincretismo, como manda o enredo. Ao assistir a apresentação da Portela, o governador baiano afirmou que, “com a inspiração na Bahia, a Portela vai arrebentar no Carnaval, pois a energia da Bahia encantará os cariocas e os milhares de turistas que estarão assistindo ao desfile”.

A Portela será a segunda escola a desfilar na Marquês de Sapucaí, no domingo de Carnaval, em 19 de fevereiro de 2012, e mostrará celebrações provenientes das tradições africanas e de origem na Igreja Católica como as festas do Senhor do Bonfim, de Iemanjá, de Nossa Senhora da Conceição da Praia e de São Cosme e São Damião. A tradicional folia do Carnaval baiano também não ficará de fora do desfile, representado pelo Afoxé, Olodum e Timbalada.