O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), na Bahia, começou nesta segunda-feira (28) a Operação Natal, que continua até o dia 16 de dezembro, na capital e no interior do estado.

Fiscalizar produtos muito comercializados nesta época – principalmente alimentos e artigos para ornamentação nas festas de fim de ano – é o objetivo da iniciativa. A ação também terá o foco nos brinquedos para conter a venda de produtos que possam trazer riscos à saúde e à segurança das crianças.

Em relação a panetones, passas, queijo, nozes e peru, os fiscais irão verificar se a quantidade está em acordo com o anunciado na embalagem. Quanto aos artigos para decoração e brinquedos, será averiguada a qualidade dos itens inspecionados, visando evitar a comercialização de produtos que possam causar danos aos consumidores.

“No caso dos brinquedos, os pais devem procurar na embalagem o Selo do Inmetro, uma garantia de que o produto foi aprovado pelas normas de segurança”, orienta o diretor do órgão, Edson Sales.

Os produtos que não estiverem de acordo com a legislação em vigor serão apreendidos e as empresas autuadas terão até dez dias para recorrer. Caso o consumidor se sinta lesado ou suspeite de erro sobre a quantidade dos produtos, deve entrar em contato com o Ibametro pelo telefone 0800-071-1888 e registrar denúncia.