Debater aspectos da conjuntura social, política e cultural da comunidade negra em África ou na diáspora baiana é a ideia do Papo Afro, que acontece nos dias 9, 10, 11, 13, 18 e 25 deste mês, com o tema Cultura Africana. O projeto integra a programação Novembro Negro da Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), e promove uma conversa informal com escritores, pesquisadores e convidados nas bibliotecas públicas.

Nesta quarta-feira (9), às 10h, a conversa terá início no auditório da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, em Nazaré, tendo como convidada a pedagoga e escritora Iray Galrão. Muito conhecida por suas publicações voltadas ao universo infantil – a exemplo dos livros Anjinho Jojó e Lendas africanas – e pela sua atuação na luta antirracismo, Iray falará sobre a cultura africana com o enfoque no universo infantil. O Papo Afro circula pelas unidades da FPC em locais distintos.

Mais programação

Quinta-feira (10), às 18h, na Biblioteca Pública do Estado
Convidados – Escritores Carlos Vilarinho, Fabio Lima e Lívia Natália
Tema – Literatura Negra

Sexta (11), às 14h, na Biblioteca Anísio Teixeira
Convidada – Jornalista e documentarista Jaqueline Barreto
Tema – Documentário Ser Quilombola

Segunda (13), às 11h, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato
Convidado – O mestre dos quadrinhos Antonio Cedraz

Sexta (18), às 14h, na Biblioteca Juracy Magalhães Junior
Convidados – A coreógrafa e atriz Rejane Maia e o diretor teatral e ator Anativo Oliveira (os dois do Bando de Teatro Olodum)
Tema – Teatro Negro

Dia 25, às 14h, na Biblioteca Anísio Teixeira
Convidado – O ator Sérgio Laurentino, do Bando de Teatro Olodum
Tema – Sua participação no filme Besouro