Mais 42 famílias baianas foram contempladas com a casa própria na tarde desta sexta-feira (25), em Salvador. Desta vez, as unidades habitacionais foram construídas no bairro Cajazeiras IV e compõem o loteamento Recanto dos Pássaros. O empreendimento, viabilizado pelo programa estadual Casa da Gente, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), teve investimento de R$ 2,2 milhões.

A fiscal de caixa, Soraya Castro, foi uma das primeiras a receber a Cartilha do Proprietário e as chaves da casa, que tem dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Ela vai morar com o marido, o segurança Jorge Fabiano Correia da Silva e a filha, Maria Rita, oito meses, e considerou o imóvel é adequado. “É um espaço bom. Tem quarto de solteiro, que ficará para a neném. Vamos arrumar e fazer uma pequena brinquedoteca”.

Para Jorge Fabiano o segredo para uma família ser feliz é simples. “Algumas pessoas têm grandes sonhos. Nós, que somos humildes, temos o sonho da própria casa. É uma realização”.

As casas foram erguidas no modelo vilage em um espaço amplo e arejado. Além de serviços essenciais como iluminação pública, água encanada, drenagem e esgotamento sanitário, o empreendimento também conta com estacionamento, área gramada e parque infantil.

“Pensamos na quantidade de crianças que vinham para cá. Lazer também é muito importante para a harmonia da família”, disse a urbanista da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Daisy Soares.

Desde 2007, o programa habitacional Casa da Gente já concluiu mais de 33 mil unidades habitacionais. O diretor de Habitação da Conder, Ubiratan Cardoso, informou que já foram contratadas mais de 70 mil unidades. “Esse é um dos grandes programas de inclusão social do governo. O perfil dos beneficiários é de zero a três salários mínimos”.

Publicada às 15h45
Atualizada às 18h25