A busca por soluções para os entraves às áreas navais e portuárias foi o principal objetivo do primeiro Encontro Nacional de Secretários da Indústria Naval e Portuária, encerrado nesta sexta-feira (18), no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador. Dentre os assuntos discutidos, a melhoria dos acessos portuários e a legislação que regulamenta o setor.

Segundo o consultor técnico na Área de Portos, Nelson Carlini, para o Brasil melhorar a logística é preciso investir mais na área portuária, estruturando os portos. Ele apontou como principais caminhos para o desenvolvimento, o aperfeiçoamento da legislação que regulamenta o setor, oferecer estrutura de governança e facilitar, ainda mais, os investimentos de empresas privadas.

Segundo ainda Carlini, ao longo dos 20 anos o país deu passos significativos na área, principalmente na melhoria da infraestrutura e na construção de novos portos como, por exemplo, o Porto Sul, que será construído em Ilhéus.

A previsão é que já no oitavo ano de operação, o novo porto vá escoar 66 milhões de toneladas/ano de produtos como soja, milho, algodão, minério, carvão, etanol e fertilizantes. “O Porto Sul é um avanço extraordinário porque vai permitir o escoamento de nossos grãos com mais agilidade, sem precisarmos depender dos portos de estados vizinhos”, enfatizou o secretário da Indústria Naval e Portuária da Bahia, Carlos Costa.

As discussões resultaram na Carta de Salvador, que será levada ao governo federal. A expectativa é que, a partir do documento, haja um alinhamento dos gargalos de gestão e infraestrutura, e também os entraves jurídicos na área naval e portuária de todos os estados brasileiros.