Oitenta e nove agentes de disciplina penitenciária do Conjunto Penal de Lauro de Freitas participaram nesta segunda-feira (21) da aula inaugural do curso de ecogestão, que tem o objetivo de capacitá-los para a rotina de trabalho na unidade prisional. Promovido pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), o curso é oferecido em duas turmas e beneficiará todos os 160 agentes do conjunto penal, que funciona em regime de cogestão com a empresa Socializa.

“A capacitação dos servidores é fundamental para melhorarmos a gestão do sistema prisional. Por isso, é uma das metas da secretaria investir bastante nesta área”, disse o diretor-geral da Seap, Jackson Cerqueira, que representou o secretário Nestor Duarte no evento.

O curso, com duração de 128 horas, aborda 12 temas da rotina do agente na unidade prisional, a exemplo de armamentos, direitos humanos, defesa pessoal, psicologia, higiene e saúde e criminologia. O agente Moacir Santos de Souza, que já participou de uma capacitação semelhante, considerou o aprendizado muito importante para melhorar sua atuação no trabalho.

“A gente aprende coisas novas e reforça o que já sabe”, resumiu ele, que atua em Lauro de Freitas há 9 anos, desde que foi iniciado o regime de cogestão. O novato Marcio Alã Brito Cerqueira disse ter as melhores expectativas para a capacitação. “Tudo o que venha beneficiar e melhorar nosso desempenho será sempre bem-vindo”.