Criado há 10 anos pela Rede Globo de Televisão com objetivo de fortalecer a rede pública de ensino básico, o Projeto Amigos da Escola também é aplicado no Conjunto Penal de Feira de Santana, por intermédio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). Órgãos de imprensa, professores e servidores que contribuem com a ação foram homenageados nesta quarta-feira (23) na unidade prisional, onde 70 detentos são beneficiados com aulas regulares do ensino básico ao ensino médio.

Na solenidade foi entregue a comenda Servidor Antonio Carlos Gonçalves dos Santos a todos os que contribuem com o fortalecimento da educação no sistema prisional do estado, e realizado um seminário sobre doenças ocupacionais para cerca de 100 servidores da unidade.

“Todos aqueles que não medem esforços para ajudar a área educacional merecem nosso reconhecimento”, disse o diretor do conjunto penal, Edmundo Meméri. As aulas do projeto Amigos da Escola são realizadas no Colégio Estadual Paulo VI, que funciona dentro da unidade.

A diretora do colégio, Ana Verena Rodrigues Amorim, afirmou que a iniciativa “é mais que um empreendedorismo social. Trata-se da mudança de vida de dezenas de estudantes-detentos por intermédio da educação pública, o que não seria possível se não houvesse parcerias com pessoas e instituições que, de alguma forma, contribuíram para que essas mudanças acontecessem”. O projeto é uma das ações de ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap).

Exemplo

O homenageado com o nome da comenda era um funcionário da unidade, falecido no dia 21 de setembro deste ano, considerado um exemplo de incentivo à área educacional, tendo criado dentro da unidade, inclusive, a Biblioteca Paulo Freire. O coordenador setorial de Integração Social, Nilson Sérgio de Brito Ribeiro, destacou a importância do trabalho realizado por Antonio Carlos. “Além de um servidor exemplar, ele não media esforços para que a área educacional da unidade ficasse cada vez mais fortalecida”.

O evento contou também com palestras de representantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Feira de Santana sobre saúde e segurança do trabalhador, e o apoio de empresas parceiras estabelecidas dentro da unidade como Lemos Passos, Ki gol, Barbosa & Barbosa, Galvão e Penha.