Vinte e nove detentos do Conjunto Penal de Simões Filho receberam na última quarta-feira (9) o certificado de conclusão dos cursos de manutenção de computadores e cidadania e informática básica (programas word, excel, windows e power point) e cidadania (60 horas/aula). A certificação faz parte das medidas de ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap).

Promoção da Seap em parceria com a Fundação Dom Avelar e o Comitê para Democratização da Cidadania (CDI), o curso utiliza metodologia de composição de textos e até de rap para trabalhar o tema da cidadania e da autoestima dos detentos. Os trabalhos são produzidos pelos internos simultaneamente às aulas de informática.

Um dos formados, Jorge Francisco, contou que o filho de sete anos foi quem mais o estimulou a concluir a capacitação. “Durante o indulto do Dia dos Pais, fui pra casa e vi que meu filho sabia tudo de computador. Rindo, ele me disse: ‘Pai, te coloquei no bolso’”. As palavras do filho ficaram na mente de Jorge Francisco, que decidiu não abandonar as aulas e ainda fazer outros cursos. “Agora, sou eu que vou colocar ele no bolso”, brincou.

Já Darlan Silva, que é assistente de pedreiro, disse que o maior estímulo é sair da prisão e ter uma profissão. Tendo cursado apenas o ensino básico, Darlan pensa que é preciso continuar o estudo regular para, inclusive, trabalhar com informática. “Quando for atrás de um emprego, ninguém vai querer me contratar somente com a quarta série. Por isso, vou continuar meus estudos”, raciocina.