Os mais de 26 mil inscritos na seleção do Programa Mais Futuro, para formação do Banco de Aprendizes do Governo da Bahia, devem ficar atentos. A prova será aplicada no próximo domingo (4), no turno vespertino, com abertura dos portões ao meio-dia. O cartão de convocação, onde constam o endereço e local de prova de cada candidato, já pode ser impresso pelo site do programa.

O edital de convocação está no Portal do Servidor, e nos sites das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Os inscritos devem comparecer aos locais de prova com pelo menos uma hora de antecedência antes do fechamento dos portões, que acontece, impreterivelmente, às 12h50. A prova terá início às 13h, com duração de quatro horas. A Prova Objetiva de Conhecimentos Gerais, de caráter eliminatório e classificatório, será composta por questões de português (20), matemática (20) e atualidades e cidadania (20), totalizando 60 quesitos.

Os candidatos devem portar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis e borracha, além de um documento original de identificação com foto, em bom estado de conservação, entre eles, carteira de identidade, de trabalho ou de habilitação. Será vetado o uso de materiais de consulta, telefones celulares, relógios, boné, chapéu, óculos escuros, pagers, protetor auricular, máquinas calculadoras ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico.

O candidato somente poderá se retirar da sala após transcorrer, no mínimo, uma hora do início das provas. A saída com o caderno de questões só será permitida depois de quatro horas. É necessário que os candidatos obtenham 50% de acertos do total das questões para que se tornem aptos a compor o Banco de Aprendizes. A validade da seleção é de dois anos e pode ser prorrogada.

Primeiro Emprego

Mantido pela Secretaria da Administração (Saeb), em parceria com as Voluntárias Sociais, o programa tem o objetivo de abrir as portas do mercado de trabalho para jovens e adolescentes com renda familiar de até três salários mínimos e que estejam na faixa etária entre 14 e 22 anos de idade.

As diretrizes do programa são estabelecidas pelo Decreto Estadual nº 11.139/2008, que regulamenta a contratação de jovens conforme as determinações da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e prevê assinatura de convênio entre o Estado e entidades sem fins lucrativos.