Os 68 representantes da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Bahia (Ciea), e os 64 conselheiros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh), divididos entre titulares e suplentes, foram empossados nesta quarta-feira (30), em cerimônia realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Sema), em Salvador.

Os novos representantes serão responsáveis pela gestão dos dois órgãos no período 2011/2014. Os dois fóruns terão a missão de trabalhar, respectivamente, com a Política de Educação Ambiental da Bahia e a sua regulamentação, com a revisão do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH) e com a construção dos Planos de Bacias Hidrográficas.

A representante da Ceia e coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Solange Rocha, ressaltou que a nova gestão da comissão tem como tarefa trabalhar para a institucionalização da educação e o fortalecimento do processo educativo no estado. “Com a Política Estadual e o Programa de Educação Ambiental teremos elementos legais para melhorar o fazer educativo na Bahia”, completou.

Consciência cidadã

Presente à cerimônia de posse, o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, falou sobre a satisfação de ver a concretização desses instrumentos legais, que foram construídos a partir do diálogo entre as secretarias de governo e a sociedade civil, por meio de debates setoriais e consultas públicas. “Em parceria com o laboratório de tecnologia da Ufba, já temos 670 escolas cadastradas para o compromisso da redução e uso responsável de água e luz nas escolas estaduais”, disse, acrescentando que a meta é atender as 1.470 escolas da Bahia.

Para Cláudio Mascarenhas, representante da Ong Germem na Ciea, a única saída para os problemas ambientais é pela educação. Ele aponta a necessidade de reestruturar o modelo educacional, fazendo um trabalho pautado num modelo transversalizado, visando à construção do cidadão. “A questão ambiental é uma vertente da educação. Acredito que a educação ambiental é um processo de consciência cidadã”, disse.

A conselheira do Conerh, Leila Oliveira, representante da Associação Baiana de Empresas de Base Florestal (Abaf), enfatizou que o conselho se encontra numa fase amadurecida, e com muitos desafios de planejamento e consolidação de ações. Ela destacou a ampliação da discussão sobre a cobrança da água, tema que, segundo disse, já faz parte da pauta do Conerh. “Hoje o cidadão paga pelo transporte da água, mas não é cobrado um valor pelo bem recurso hídrico”, completou.

Segundo a coordenadora de colegiados da Secretaria do Meio Ambiente, Milene Maia, a proposta da nova gestão é construir um processo de atuação integrada entre os conselhos de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos. Sobre os planos das bacias hidrográficas, o diretor de Águas do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inema), Luiz Pinheiro, disse que a previsão é que, até 2015, sejam realizados dez planos de bacias no estado.

Além do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, participaram da cerimônia de posse dos conselheiros o chefe de Gabinete da Sema, Adholfo Neto, a coordenadora de Colegiados da Sema, Milene Maia, e, entre outros, o diretor de Educação Ambiental e Cidadania da Sema, Luiz Antônio Ferraro Júnior.