A comunidade do Calabar e Alto das Pombas se reúne, neste sábado (5), para avaliar e discutir as ações sociais que estão sendo executadas pelo governo baiano na área, desde a instalação da Base Comunitária de Segurança. O evento terá início às 9h, na sede da Base Comunitário do bairro.

O encontro contará com a presença dos líderes comunitários da região, dos responsáveis pela coordenação da Base Comunitária e de representantes de diversas secretarias que compõem a Câmara Setorial de Prevenção Social do Pacto pela Vida.

Para o secretário Carlos Brasileiro, coordenador da Câmara Setorial de Prevenção Social, a participação efetiva da comunidade das duas localidades é importante para dar continuidade ao projeto de desenvolvimento social planejado para o bairro.

Ações do programa

“O governo já desenvolveu diversas ações na região e temos outras previstas para serem executadas a médio e longo prazos. Neste novo encontro, a comunidade vai poder, mais uma vez, expressar sua opinião quanto às atividades”, afirmou Brasileiro, que também participará da reunião.

Entre as atividades desenvolvidas a curto prazo no Calabar e Alto das Pombas estão o mutirão para cadastramento no programa Bolsa Família, retirada de carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF e atendimento do Núcleo de Direitos Humanos.

Na área de capacitação, foram oferecidas 20 vagas de qualificação para o emprego doméstico, pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O Programa Jovens Baianos, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), ofereceu 100 vagas na comunidade para a Escola de Música Pracatum, liderada por Carlinhos Brown.

Uma turma do programa Todos Pela Alfabetização (Topa) também está sendo implantada, contemplando a área da educação. A Secretaria da Saúde (Sesab) disponibilizou 30 vagas em Curso Técnico de Enfermagem. Há ainda apoio a empreendimentos solidários, proporcionando geração de renda.

Com relação à infraestrutura social, foram adotada diversas providências, a exemplo da revisão da rede elétrica e do cadastramento para tarifa social de água e energia. Na saúde, um dos focos de maior destaque é o controle de câncer de mama, com rastreamento em mulheres entre 50 e 69 anos, por meio da realização de mamografias e USG de mama e punção/biópsia.

A saúde sexual e reprodutiva também está incluídas nas ações, sendo realizadas palestras seguidas de debate individualizado com médico urologista, abordando principalmente a saúde do homem com a participação de usuários, profissionais de saúde e lideranças comunitárias. Destaca-se também a Caravana da Saúde, realizada no mês de julho, com a oferta de diversos serviços.

Várias outras atividades estão previstas para execução no Calabar e Alto das Pombas, a exemplo da implantação de curso pré-vestibular pela Uneb e a construção do parque infantil da Escola Aberta. Estão previstas também a aquisição de livros para a biblioteca do bairro, de novo mobiliário para a Escola Aberta, a realização de oficina com mulheres, sobre violência doméstica e um curso de auxiliar em cozinha.

Câmara Setorial

O trabalho de ocupação social é fruto da articulação de várias secretarias de governo, por intermédio da Câmara Setorial de Prevenção Social do Pacto pela Vida, que é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

Além da Sedes, compõem a Câmara as secretarias estaduais da Educação (SEC), da Saúde (Sesab), de Cultura (Secult), de Promoção da Igualdade (Sepromi), Desenvolvimento Urbano (Sedur), da Agricultura, Irrigação e reforma Agrária (Seagri), Especial da Copa (Secopa), Infraestrutura (Seinfra), Políticas para as Mulheres (SPM), do Meio Ambiente (Sema), da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), de Relações Institucionais (Serin), de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), da Segurança Pública (SSP) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).