Abrigar os projetos estratégicos do Estado da Bahia dentro dos programas e iniciativas do Plano Plurianual (PPA) nacional foi um dos objetivos da reunião de segunda-feira (7), na Secretaria do Planejamento (Seplan), entre o titular da pasta, Zezéu Ribeiro, o senador e relator do PPA 2012-2015 da União, Walter Pinheiro, e o líder da bancada baiana no Congresso, deputado Nelson Pelegrino.

De acordo com Zezéu Ribeiro, o alinhamento entre os parlamentares baianos e o governo estadual, bem como a adoção da mesma metodologia utilizada pela União na construção do PPA, propicia à Bahia captar mais recursos.

“Entre as nossas prioridades estão a mobilidade urbana, o saneamento, em especial a questão dos resíduos sólidos, a inclusão produtiva, a aviação civil regional e as obras de infraestrutura social e logística”, disse Zezéu, ao lembrar que o montante estimado para o PPA federal no período 2012-2015 é de R$ 5,4 trilhões.

O PPA 2012-2015 da União está estruturado em 65 programas temáticos e 44 programas de gestão, manutenção e serviços ao Estado, número menor do que o atual plano em vigência, que possui mais de 300 programas.

Até o dia 12 deste mês, deputados e senadores podem apresentar até dez emendas individuais. Cada bancada estadual tem direito a cinco, mesmo número permitido para cada comissão do Senado e da Câmara. O encontro também reforçou o trabalho em conjunto para ampliar o volume de recursos do Orçamento federal de 2012 para a Bahia.