Desta sexta-feira ao próximo domingo (25 a 27), a passagem de uma frente fria pelo litoral sul da Bahia deverá influenciar as condições do tempo em todo o estado. Para Salvador e região metropolitana esse sistema intensificará os ventos úmidos provenientes do Oceano Atlântico, trazendo chuvas fracas para a capital baiana, onde, devido a temperaturas variando entre 21°C (mínima) e 30°C (máxima), aumentam as chances de ocorrer eventos de chuvas moderadas, principalmente no final da tarde e durante a noite.

De acordo com o serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a umidade que vem da Amazônia somada a essa frente fria mantém o céu encoberto e chuvoso na faixa centro-sul e oeste da Bahia – que abrange grande parte das regiões oeste, São Francisco, Chapada Diamantina e sudoeste. Com o calor (típico da época do ano), essas chuvas serão mais intensas no final da tarde e durante a noite, e normalmente acompanhadas de trovoadas.

Nas regiões do Recôncavo e nordeste, a umidade que vem do Oceano, associada às temperaturas elevadas (máximas variando entre 30°C e 34°C), deixará o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. Na região sul do estado, onde está prevista chuvas mais intensas, as temperaturas serão mais amenas, com valores oscilando entre 19°C (mínima) e 30°C (máxima).

As temperaturas mais elevadas são esperadas para a região norte, com índices variando entre 24°C (mínima) e 34°C (máxima). A previsão nesta região é de céu parcialmente nublado, com chuvas fracas e isoladas. As baixas temperaturas (16°C) também são aguardadas durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã nas áreas serranas da Chapada Diamantina e sudoeste.

Maré

A maré deverá atingir sua altura máxima em torno das 4h e das 16h, com valores oscilando entre 2 e 2,5 metros. A altura mínima da maré deve variar entre 0,1 e 0,3 metro, por volta das 10h e das 22h. As ondas deverão ter agitação fraca, com altura máxima chegando a 1,5 metro.

Índice de Radiação

Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) 12 e 13, previstos para o final de semana, estão classificados na categoria ‘Extrema’, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que adverte quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, entre à 10 e as 16h, quando é aconselhado o uso de protetor/filtro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves, evitando danos à saúde.